quarta-feira, 26 de março de 2014

Projeto: CURSO LIVRE DE HUMANIDADES
Psicodrama socioeducacional nos temas existenciais do ser humano

Finalidade Social
Este curso é, também, uma proposta de divulgação das atividades sociais beneficentes promovidas pelo CENTRO CULTURAL VASCO, assim como, captar mais parceiros e recursos para manutenção e ampliação deste projeto social.

Introdução
Nosso momento histórico é marcado pela herança do positivismo cientifico e da globalização neoliberal que dicotomiza e desconstrói realidades holísticas e, ao mesmo tempo, massifica e hegemoniza realidades identidárias e específicas. A filosofia, mãe de todas as ciências, tenta reconstruir a imagem do ser humano, conferir-lhe identidade como ser de essência própria e também como ser inserido numa existência sociocultural especifica, recuperando as identidades perdidas, reconstruindo valores fundamentais e proporcionando visões da possibilidade de transformação que só o ser humano é capaz.

Objetivos
Favorecer, em sua dimensão filosófica e teórica: abordar as diversas dimensões do ser humano: internas e externas, imanentes e transcendentes, ativas e passivas, metafísicas e sociohistóricas, ampliando do conceito de ser humano e de humanização das realidades, proporcionando novas visões do ser, do fazer e do dever diante das realidades.
Favorecer, em sua dimensão vivencial e psicodramática: a liberação da espontaneidade e criatividade e a diminuição das conservas culturais, assim como o fortalecimento da autoestima, da capacidade de desenvolvimento dos vínculos afetivos e de posicionamento ativo e transformador diante das realidades socioculturais.

Justificativa
O ensino universitário atual, preocupado com a introdução do formando no mercado de trabalho, muitas vezes, não possibilita de forma intensa a experimentação e conceitualização dessas dimensões tão amplas e essenciais da vida humana. Portanto, este curso certamente fará grandes diferenças aos universitários nas sua concepção de si mesmo, de sua autoimagem, de sua vocação de ser agente transformador da realidades que o circundam.

METODOLOGIA
Exposição teórica, filmes e debates, leitura de textos sobre cada tema.
Dinâmicas, jogos e brincadeiras de aquecimento e introdução.
Dramatizações socioeducacionais.
Compartilhamento das experiências vividas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário